Politorno Indústria de Móveis

Menu

Veja como escolher o tipo certo de poltrona para casa ficar incrível

18.01.2019
Decoração

 

Ao longo da história, vários artistas plásticos, arquitetos e designers testaram suas ideias de expressões visuais em modelos mobiliários. Muitos dos seus experimentos foram realizados em formato de cadeira ou de poltrona.

Por que será? Talvez porque estas peças possam se destacam de maneira especial dentro de um cenário mais elaborado; ou seja, sendo coringa para a decoração de interiores.

Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

 

 

 

 

Em quais ambientes da casa pode-se usar poltronas?

Pode-se dizer que os projetistas foram muito criativos, pois lançaram milhares de opções de desenhos diferentes para poltronas.

Muitas se tornaram rapidamente ícones e foram disputadas pelas marcas, que as passaram a vender nas lojas cada vez com preços mais acessíveis. Ter uma delas se tornou, inclusive, um sonho para muitos apreciadores da boa decoração de interiores!

Guardini Stancati Arquitetura + Designer

 

São exemplos de poltronas famosas: Long Chair, de Charles e Ray Eames; Egg e Swan Chair, de Arne Jacobsen; Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues; Poltrona Vermelha, dos Irmãos Campana; Cadeira Bowl, de Lina Bo Bardi; Womb Chair, de Eero Saarinen; e Poltrona Dinamarquesa, de Jorge Zalszupin.

Samia Sarayedine Testa  e Caroline Yasmin Gonçalves

 

 

Poltronas certas para cada caso

Engana-se quem pensa que poltronas como as que foram citadas só podem ser vistas em museus, feiras e mostras de arquitetura e design.

Apesar de terem sido criadas por artistas renomados, elas já foram inseridas em propostas de decoração de autoria de muitos outros profissionais. E mesmo que algumas peças sejam um pouco caras, não são difíceis de ser encontradas no mercado - elas já estão disponíveis nas lojas físicas e virtuais.

Leticia Araujo

 

 

Um ambiente sóbrio, sem graça, pode ganhar toda uma vida com o acréscimo de uma poltrona. Aliás, poltronas são bem vindas em vários ambientes, tanto residenciais quanto comerciais. Dentro de casa, geralmente, são vistas em espaços de descanso e relaxamento. Entram nesta lista as salas de estar, de TV e de leitura; os dormitórios de adulto, de criança e bebês; e as varandas.

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes  e MarchettiBonetti+

 

 

Lembrando que quando os artistas criam uma poltrona eles imaginam, sim, um determinado tipo de uso para a peça. A Poltrona Mole, do brasileiro Sergio Rodrigues, por exemplo, parece ser uma peça bastante confortável e, sem dúvidas, é muito bonita.

Porém, ela é fofa demais para ser usada em uma sala de visitas. E também tem um visual muito pesado para um quarto de bebê.

 

 

Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

Qual o tipo certo de poltrona para cada ambiente da casa?

O decorador de interiores tem duas opções.

A primeira é escolher para o seu projeto uma poltrona de linhas simples, cores e estampas neutras; que praticamente se camufle no cenário.

Nesse caso, a peça até pode ser muito bonita e confortável, mas nunca se destacará ou nunca se sobressairá do todo. O valor atribuído a ela será mais pela função do que pela estética!

Rodrigo Maia  e Daniela Dantas 

A poltrona como protagonista do cenário

Agora, dependendo da proposta do profissional, a poltrona escolhida pode seguir um padrão oposto. Talvez, ter um design ousado, ser bem colorida, ornamentada e até estampada.

Com certeza, uma peça assim se destacaria melhor do todo, chamaria mais a atenção, e até poderia ser o ponto focal principal do ambiente. Uma alternativa bastante arriscada, mas que pode gerar resultados incríveis!

A1 Arquitetura 

Não tem problema algum se a poltrona for a protagonista da decoração da casa. Às vezes, este pode ser, justamente, o toque de cor, requinte e sofisticação que faltava para tornar um ambiente mais atrativo.

Ou seja, é um recurso que o arquiteto ou designer de interiores pode se valer sempre que quiser. Basta que ele  esteja sempre atento a certas questões.

Moreno Interiores  e A1 Arquitetura 

Para começar, a poltrona escolhida pode se destacar do cenário, mas, ainda assim, precisará seguir a mesma linguagem ou o mesmo estilo empregado no todo decorado.

Por exemplo, se o ambiente tem características mais clássicas, talvez um móvel provençal combine melhor. Ou se o cenário for mais descontraído, cheio de novas tecnologias, a escolha acertada seja um móvel de características modernas.

RAP Arquitetura e Interiores  e Deborah Roig 

 

Agora que você já recebeu todas estas informações, que tal escolher uma poltrona para a sua casa? Observe o ambiente e defina o local perfeito para a peça.

Pense bem, será que seria melhor comprar um móvel que combine ou que se destaque no cenário? Será que uma peça simples, mas bonita e confortável bastaria? Ou teria que ser algo diferente, que saltasse aos olhos e enriquecesse a decoração?

Divirta-se decidindo!

Estas dicas para escolher poltronas na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

 

 

 

Como organizar seus cosméticos

04.09.2018

  Nossas maquiagens, produtos de limpeza facial, cremes hidratantes, e todos os nossos cosméticos favori...

Ler

CÉU e MAR, um móvel para AMAR

03.07.2015

Inspirada pelas casas das regiões costeiras da Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte da África, a decoração e...

Ler

Sapateiras para todos os gostos

09.07.2018

      Os sapatos são parte importantíssima na escolha da roupa todos os dias. Cada ve...

Ler

Nichos para seu lar

28.05.2018

  Os nichos se encaixam com perfeição em todos os espaços, e são um grande aliado para quem procura ter ...

Ler

Paredes estampadas

16.07.2018

      As paredes mudam completamente o clima de qualquer ambiente não é mesmo?  ...

Ler

Olha eles aí! 3 Lançamentos 2017 Imperdíveis!

11.01.2017

    Esse post é para você, que assim como nós, adora uma N O V I D A D E !  O ano já com...

Ler

Deixe o outono entrar

24.03.2016

O ar vai ficando mais fresco, as camas e sofás vão ganhando mantas e cobertas... chegou o outono! E nada me...

Ler

3 Quartos para Inspirar as Mamães

03.05.2017

Quando o assunto é um quarto bacana para os filhos, toda mãe pensa igual, não é? Tem que ser seguro, confortável...

Ler

Um móvel, várias funções!

26.08.2016

  A otimização do espaço dentro das casas e apartamentos, é uma preocupação constante. Quanto menor o am...

Ler

Espelho, espelho meu!

10.05.2016

O espelho realmente têm poderes mágicos na sua casa, são acessórios versáteis e fundamentais para a decoração, a...

Ler
Voltar