Veja como escolher o tipo certo de poltrona para casa ficar incrível
Ao longo da história, vários artistas plásticos, arquitetos e designers testaram suas ideias de expressões visuais em modelos mobiliários. Muitos dos seus experimentos foram realizados em formato de cadeira ou de poltrona.
Por que será? Talvez porque estas peças possam se destacam de maneira especial dentro de um cenário mais elaborado; ou seja, sendo coringa para a decoração de interiores.
Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli
Em quais ambientes da casa pode-se usar poltronas?
Pode-se dizer que os projetistas foram muito criativos, pois lançaram milhares de opções de desenhos diferentes para poltronas.
Muitas se tornaram rapidamente ícones e foram disputadas pelas marcas, que as passaram a vender nas lojas cada vez com preços mais acessíveis. Ter uma delas se tornou, inclusive, um sonho para muitos apreciadores da boa decoração de interiores!
Guardini Stancati Arquitetura + Designer
São exemplos de poltronas famosas: Long Chair, de Charles e Ray Eames; Egg e Swan Chair, de Arne Jacobsen; Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues; Poltrona Vermelha, dos Irmãos Campana; Cadeira Bowl, de Lina Bo Bardi; Womb Chair, de Eero Saarinen; e Poltrona Dinamarquesa, de Jorge Zalszupin.
Samia Sarayedine Testa e Caroline Yasmin Gonçalves
Poltronas certas para cada caso
Engana-se quem pensa que poltronas como as que foram citadas só podem ser vistas em museus, feiras e mostras de arquitetura e design.
Apesar de terem sido criadas por artistas renomados, elas já foram inseridas em propostas de decoração de autoria de muitos outros profissionais. E mesmo que algumas peças sejam um pouco caras, não são difíceis de ser encontradas no mercado - elas já estão disponíveis nas lojas físicas e virtuais.
Um ambiente sóbrio, sem graça, pode ganhar toda uma vida com o acréscimo de uma poltrona. Aliás, poltronas são bem vindas em vários ambientes, tanto residenciais quanto comerciais. Dentro de casa, geralmente, são vistas em espaços de descanso e relaxamento. Entram nesta lista as salas de estar, de TV e de leitura; os dormitórios de adulto, de criança e bebês; e as varandas.
Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes e MarchettiBonetti+
Lembrando que quando os artistas criam uma poltrona eles imaginam, sim, um determinado tipo de uso para a peça. A Poltrona Mole, do brasileiro Sergio Rodrigues, por exemplo, parece ser uma peça bastante confortável e, sem dúvidas, é muito bonita.
Porém, ela é fofa demais para ser usada em uma sala de visitas. E também tem um visual muito pesado para um quarto de bebê.
Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira
Qual o tipo certo de poltrona para cada ambiente da casa?
O decorador de interiores tem duas opções.
A primeira é escolher para o seu projeto uma poltrona de linhas simples, cores e estampas neutras; que praticamente se camufle no cenário.
Nesse caso, a peça até pode ser muito bonita e confortável, mas nunca se destacará ou nunca se sobressairá do todo. O valor atribuído a ela será mais pela função do que pela estética!
A poltrona como protagonista do cenário
Agora, dependendo da proposta do profissional, a poltrona escolhida pode seguir um padrão oposto. Talvez, ter um design ousado, ser bem colorida, ornamentada e até estampada.
Com certeza, uma peça assim se destacaria melhor do todo, chamaria mais a atenção, e até poderia ser o ponto focal principal do ambiente. Uma alternativa bastante arriscada, mas que pode gerar resultados incríveis!
Não tem problema algum se a poltrona for a protagonista da decoração da casa. Às vezes, este pode ser, justamente, o toque de cor, requinte e sofisticação que faltava para tornar um ambiente mais atrativo.
Ou seja, é um recurso que o arquiteto ou designer de interiores pode se valer sempre que quiser. Basta que ele esteja sempre atento a certas questões.
Moreno Interiores e A1 Arquitetura
Para começar, a poltrona escolhida pode se destacar do cenário, mas, ainda assim, precisará seguir a mesma linguagem ou o mesmo estilo empregado no todo decorado.
Por exemplo, se o ambiente tem características mais clássicas, talvez um móvel provençal combine melhor. Ou se o cenário for mais descontraído, cheio de novas tecnologias, a escolha acertada seja um móvel de características modernas.
RAP Arquitetura e Interiores e Deborah Roig
Agora que você já recebeu todas estas informações, que tal escolher uma poltrona para a sua casa? Observe o ambiente e defina o local perfeito para a peça.
Pense bem, será que seria melhor comprar um móvel que combine ou que se destaque no cenário? Será que uma peça simples, mas bonita e confortável bastaria? Ou teria que ser algo diferente, que saltasse aos olhos e enriquecesse a decoração?
Divirta-se decidindo!
Estas dicas para escolher poltronas na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.