Por que os móveis estalam?
Você já se deparou com uma situação, nem tão agradável, durante a noite, quando o seu móvel estalou? Ficou com medo e muitas dúvidas?
Calma! Nós vamos te explicar porque isso acontece!
A madeira, por ser um material orgânico, é composto por muitas fibras e que, consequentemente são muito mais suscetíveis as variações de umidade.
Os estalos, nada mais são do que um fenômeno físico-químico conhecido como “Expansão térmica de sólidos e líquidos”, isto é, a variação de temperatura e umidade.
Para entendermos melhor, podemos pensar em como tudo é constituído por moléculas, que estão em constante movimento e promovem a sensação de solidez nas coisas.
Durante o dia, com a temperatura, as moléculas se expandem, e sem você perceber, seus móveis ficam um pouquinho maior do que são, assim como, quando há muita umidade no ar a madeira a absorve, as fibras se expandem e precisam se reequilibrar. Por isso, o material sofre um deslocamento, e quando ele é brusco, acontece o estalo.
Já durante a noite, eles se contraem e tornam o móvel menor, mas lembre-se, são quase imperceptíveis aos olhos.
E, por ser durante a noite, e normalmente ser o período mais silencioso, é possível ouvir as moléculas se contraindo. Curioso, né?
Por hoje é só! Esperamos que você tenha gostado e entendido esse fenômeno.
Não esqueça de compartilhar com alguém que sempre teve essa dúvida também!
Até a próxima <3