Dicas de decoração para evitar alergias em casa
A chegada do inverno pode ser um período delicado para quem sofre de doenças alérgicas respiratórias. Muitas vezes, os fatores que agravam essa condição podem estar na própria casa, em lugares que você nem imagina, como na escolha do piso, revestimento das paredes, móveis, cortinas e até espécies que compõem o jardim. Por isso, separamos algumas dicas para que na hora que você for construir, reformar ou redecorar sua casa, o ambiente seja mais saudável para quem sofre de alergias.
Quem vai construir ou reformar o imóvel, tem a possibilidade de priorizar um piso fácil de limpar com pano úmido, como é o caso dos revestimentos frios, como porcelanatos, ou de madeira. Com eles, você elimina o pó rapidinho.
Tapetes costumam ser vistos como um grande reduto para ácaros e poeira, e fazem por merecer a fama. O ideal é que eles sejam excluídos da decoração quando há moradores alérgicos.
Importantes para controlar a iluminação e trazer privacidade ao ambiente, as cortinas costumam ser um grande problema para alérgicos a poeira doméstica. Considere substituir as de pano por persianas ou tecidos sintéticos, que podem ser limpos facilmente.
Na hora de escolher um sofá, dê preferência ao couro ou a um material sintético. Outra opção é impermeabilizar o sofá. Para manter os ácaros afastados de seu santuário, a roupa de cama deve ser lavada toda semana e colchas e cobertores devem ser levados à lavanderia a cada dois ou três meses. Se não for utilizá-las novamente em um mês, guarde em sacos hermeticamente fechados. Em casos mais severos, vale utilizar capas impermeáveis para colchões e travesseiros.
Nos quartos de crianças alérgicas a poeira, também vale evitar os bichos de pelúcia e móbiles sobre o berço. Não é novidade que livros acumulam poeiras em suas páginas. Por isso, considere deixar a prateleira com os clássicos na área social ao invés do quarto.
Uma decoração clean, apenas com o essencial, é a melhor pedida para os alérgicos a poeira doméstica. A alergia a pólen não significa necessariamente abrir mão de um jardim, mas sim evitar as espécies com flores. Para um jogo de contrastes, invista em folhagens de diferentes tamanhos, texturas e cores.
E aí, já descobriu como deixar sua casa ainda mais confortável para os alérgicos? Então nõa perca mais tempo, com os móveis da Politorno, você encontra aliados ao combate à alergia! https://politorno.com.br/produtos