Curiosidades sobre sustentabilidade
A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais importância em nossas vidas e as empresas estão cada vez mais comprometidas e preocupadas com meio ambiente e sua preservação.
Devido aos grandes e crescentes problemas ambientais que vivemos em nosso planeta, nada mais justo que como pessoas e empresas, façamos nossa parte para contribuir para a diminuição desses fatores.
Por isso, para equilibrar o impacto de suas atividades no meio ambiente, a Politorno Móveis faz uso cuidadoso de recursos, incorpora ações de conscientização para o destino correto de resíduos e sua principal matéria-prima é 100% obtida de fontes renováveis, isto é, nossos móveis são feitos de madeira de reflorestamento.
No post de hoje vamos explicar como funciona o manejo florestal, pois todos nós utilizamos a madeira de um modo ou do outro. É muito importante sabermos que há empresas e pessoas pensando no bem comum, sem agredir o meio ambiente.
Madeira de reflorestamento
As madeiras de reflorestamento são obtidas de florestas plantadas, ou seja, de árvores que foram plantadas já com a finalidade de serem extraídas, e novas árvores são replantadas no mesmo local.
Tem como objetivo garantir a produção sustentável de madeira para fins de abastecimento das empresas moveleiras, prezando pelo uso racional dos recursos florestais, pela conservação dos ecossistemas naturais, pelo respeito e qualidade de vida dos colaboradores e pela sustentabilidade do negócio florestal no curto, médio e longo prazos.
Além das fontes de reflorestamento, os painéis de madeira utilizados no setor moveleiro são feitos também no reaproveitamento de resíduos de madeira, tais como:
- Paletes (novos, velhos, inteiros, quebrados ou com pregos);
- Pedaços de madeira (como bobinas);
- Pedaceiras e entulhos da construção civil.
Fique por dentro do assunto
Assista ao vídeo e confira as diferentes aplicações da madeira na nossa vida e o valor do manejo florestal responsável, que respeita e conserva as áreas de vegetação nativa e a biodiversidade:
Abraço e até a próxima.
Fonte: Abraf (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas) | Eucatex | Masisa | Duratex