Como levar o São João para dentro de sua casa?
É tempo de colocar o chapéu de palha e dançar quadrilha ao som de “São João, acende a fogueira do meu coração”! Existem duas explicações para o nome “Festa Junina”, uma delas é de que a festa teve origem há muito tempo atrás durante o solstício de verão na Europa (que acontece no mês de Junho). E a outra história conta que os países católicos trouxeram a festa para o Brasil durante a sua colonização. A festa Junina é uma das maiores tradições culturais do Brasil, por isso, trazemos dicas de como trazer essa festa animada para dentro da sua casa.
- Decore sua casa:
Você pode confeccionar bandeirolas com jornais ou revistas, é só pegar um molde simples na internet, ou fazer um. Aposte também em cores chamativas (amarelo, verde, vermelho, azul) girassóis, flores e estampados também combinam com o tema. Nessa época vale “sair da caixa” o que importa é deixar a criatividade tomar conta.
-Prepare receitas típicas:
As comidas de Festa Junina são tudo de bom, não é mesmo? Os quitutes juninos são sempre muito variados e saborosos, muitas vezes estes pratos são a principal atração do evento, atraído as pessoas em busca do gostinho do interior, aquela comidinha simples e muito saborosa. De modo geral as comidas mais famosas levas alguns ingredientes como: Milho, Coco ralado, Amendoim e Mandioca. Você pode ir sem dúvida em preparar os seguintes pratos: Canjica, Pé de moleque, Pipoca, Bolo de Milho, Cocada, e por aí vai...
-Escolha uma playlist junina:
Uma festa só é uma festa se tiver músicas boas, né? Além das comidas deliciosas, as músicas também são muito importantes para criar uma festa divertida e aconchegante. Se você quer montar uma playlist completa confira algumas indicações:
1. Chegou a Hora da Fogueira - Sérgio Chiavazzoli
2. Cai Cai, Balão - Tinho e Zé Pipa
3. Festa do Balão -Mastruz com Leite
4. Pula a Fogueira - Caçulinha
-Brincadeira típicas:
Qual é a sua brincadeira de Festa Junina preferida? Pescaria, tomba lata, correio elegante? São tantas que fica até difícil escolher. Simples, elas não exigem quase nada e podem ser feitas facilmente, sem a necessidade de materiais muito elaborados. Algumas, inclusive, podem ser preparadas com materiais recicláveis, dando um belo incentivo para sustentabilidade do planeta. E, ao final, todo mundo pode participar e se divertir de montão. Algumas ideias são: Pescaria, Jogo das Argolas, Corrida de saco, Dança das Cadeiras etc..