Politorno Indústria de Móveis

Menu

Cavalete: como montar uma mesa de jantar bonita e versátil

18.10.2018
Decoração

 

No passado, os cavaletes eram utilizados apenas em oficinas e canteiros de obras. Agora, eles tem se tornado um item decorativo precioso, bastante empregado em propostas de arquitetura e design de interiores.

Essas peças deixaram de serem vistas como uma solução improvisada dos projetistas para compor móveis. Já é possível ver até mesa de jantar sendo montada assim, com estes pés - e em definitivo.

Confira dicas e exemplos de como transformar, com criatividade, ambientes de refeições usando uma mesa de jantar montada com cavaletes!

https://formaplural.wordpress.com/2013/02/07/a-troca/

 

Quais as vantagens e desvantagens das mesas cavaletes

Geralmente, os cavaletes são muito leves e práticos. Eles podem ser combinados a tampos de qualquer tamanho ou material; e compor um aparador, escrivaninha ou vários outros móveis, dependendo do caso.  

De todos a mesa cavalete é a peça mais simples, utilizada pelas pessoas para os mais diversos fins. Algumas são tão bonitas e elegantes que chegam fazer parte de decorações de salas de jantar.

Mesa de jantar com pé cavalete, por exemplo, combina muito bem em ambientes mais descontraídos. Ela pode usada de vários jeitos diferentes. E seu formato ser alterado de acordo com o gosto e as necessidades do proprietário. Não existe um padrão.

Mauricio Arruda https://www.vivadecora.com.br/foto/109742/sala-de-jantar-com-mesa-de-vidro

Tem gente que prefere uma mesa com os apoios de madeira, mais abertos e nas pontas, com as cadeiras posicionadas no centro.

Outros preferem manter apoios de metal, mais fechados e deixando um espaço em cada para assentos adicionais. Tem os que gostam mais de tampos de vidro. E outros de tampos feitos de tábuas de demolição. As opções são ilimitadas!

Será que haveria alguma desvantagem para ser citada sobre mesa de jantar cavalete? Sim, a começar, os seus pés. Para garantir a estabilidade do móvel, sempre será necessário ter dois cavaletes.

Mas, dependendo do tampo, poderá ser preciso ainda mais. E se esses pontos de apoio não forem bem planejados, os assentos tenderão a ficar muito próximos, gerando desconforto nos usuários.

Como utilizar uma mesa cavalete na decoração da sala de estar

Mesa de jantar cavalete fica melhor em decorações modernas - embora seja possível também adaptá-la às decorações clássicas, conforme sua cor e material. Para saber se a peça vai ficar em harmonia com o conjunto, a primeira coisa a ser avaliada é o seu próprio design. Depois, suas proporções. E, por fim, sua função na decoração.

Só porque é sustentada por cavaletes, a mesa de jantar não deve parecer menos importante aos olhos das pessoas. Ela deve ter um tamanho condizente com a sala e com o número de cadeiras. Deve estar sob a iluminação principal.

E não pode ter uma espessura que a deixe frágil, ficar bamba, torta ou instável de qualquer maneira. Nem apresentar tons e traços que venham a competir com o resto dos móveis e objetos decorativos ao redor.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao-de-cha-de-bebe/

Pés metálicos são considerados os melhores, mais fortes, resistentes e fáceis de limpar. Eles ficam perfeitos em casas e apartamentos de pessoas jovens. E não precisam ser necessariamente cromados. Existem fabricantes que disponibilizam a venda pés de diversas cores.

Claro que os cavaletes de madeira são os mais fáceis de encontrar. É comum as pessoas buscarem, inclusive, peças usadas - com marcas do tempo e meio desgastadas.

Isso porque elas carregam um visual urbano industrial muito atraente, que combina bem com as propostas contemporâneas de design. A opção mais simples são aquelas na cor crua, sem camada de tinta.

Quanto aos tampos, os mais requeridos pelos clientes são os em vidro, pois deixam os ambientes, visualmente, mais leves e modernos.

É óbvio que a madeira dá um ar melhor de aconchego. Mas é possível customizar as peças também em pedra, cimento e outros materiais, o que ficar legal. Seria um toque ainda mais na decoração!

 

 

 

 

Silvia Bahia https://www.vivadecora.com.br/foto/137336/copa-branca-com-mesa-cavalete-e-pendente

Além da mesa de jantar é possível montar, com pés cavaletes, outras peças para esse ambiente de refeições.

Nos exemplos apresentados, é possível ver mesas auxiliares, mesas aparadores, home bar e muitos outros móveis feitos seguindo o mesmo sistema. E relembrando que as mesas cavaletes podem ser usadas não só em salas, mas também em cozinhas, home offices e mais.

Eliza Bergamaschi https://www.vivadecora.com.br/foto/42872/mesa-com-pes-feito-com-cavaletes e Dado Castello Branco https://www.vivadecora.com.br/foto/22261/sala-de-estar-com-mesa-cavalete-com-bar

Então, ficou animado com as sugestões? Que tal personalizar a sua casa montando uma mesa de jantar com cavaletes? Aposte nessa ideia!

Estas dicas para criar uma mesa de jantar com cavaletes foram desenvolvidas pela equipe Viva Decora.

 

 

 

Veja como escolher o tipo certo de poltrona para casa ficar incrível

18.01.2019

  Ao longo da história, vários artistas plásticos, arquitetos e designers testaram suas ideias de expres...

Ler

Veludo na Decoração

13.11.2017

O veludo, parte da decoração de casas antigas, voltou com tudo! Contudo, é preciso saber usá-lo e não abusar. Se...

Ler

Móveis especiais para elas

02.03.2018

  O Dia das Mulheres está chegando e nada melhor do que se inspirar com móveis em ambientes focados nela...

Ler

Criando hall de entrada

27.08.2018

  Qualquer espacinho perto da sua porta de entrada pode se transformar em um hall de entrada. E muito ma...

Ler

Marsala, a cor do ano

11.02.2015

A nuance que a Pantone nomeou como a cor do ano de 2015 foi a Marsala, um tom vinho, terroso que no código Panto...

Ler

Jardim em apartamento

26.11.2018

  Muitas pessoas já nascem com o amor pelas plantas e natureza. São muitos os que se encontram frustrado...

Ler

Móveis multiuso

18.02.2015

Mobiliar a casa é sempre uma tarefa difícil, muitos são os detalhes que devem ser escolhidos, desde os maiores c...

Ler

Tendência de decoração: Gamer

02.09.2019

Quem é apaixonado por games e pela cultura geek, com certeza gostaria de ter um quarto temático todo decora...

Ler

Castanho: o tom que nunca sai de moda

07.04.2020

O tom castanho é um dos mais tradicionais quando falamos em móveis, afinal, é a cor que remete a madeira. Nesse ...

Ler

Decoração de quarto de adolescente

13.08.2018

A adolescência é uma época de descobertas, onde começamos a montar nossa personalidade, e pensar no nosso futuro...

Ler
Voltar